Santuário do Bom Jesus

Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário de peregrinação e milagre da natureza e da mão do homem é uma das estâncias mais belas de Portugal. Obra prima da arquitetura religiosa em Portugal, com estética maioritariamente barroca, rococó e neoclássica. Este é o ex-libris da cidade de Braga fruto de múltiplas intervenções arquitetónicas que materializam a visão setecentista do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles.

 

Escadório e Elevador

O escadório do Bom Jesus inicia-se com o Pórtico e a escadaria prossegue em vários patamares ladeada pelas capelas que compõem a Via Sacra. Um dos pontos altos do percurso é a parte final do escadório dedicado aos Cinco Sentidos numa simbiose perfeita entre o homem e a natureza, culminando com a Basílica, cuja primeira pedra foi lançada no dia 1 de junho de 1784.Quem se aventura na subida dos 573 degraus, tem como opção o elevador que funciona ininterruptamente desde 1882 e trabalha única e exclusivamente a água. Este é o primeiro funicular construído na Península Ibérica, atualmente o mais antigo em funcionamento no mundo.

 

Mata, Jardins, Lagos e Grutas 

A mata do Bom Jesus, romântica e luxuriante, sempre foi um refugio dos bracarenses e dos visitantes. Este pitoresco lugar, distingue-se pela vegetação, os retiros, os bosques, os corredores de camélias, as grutas, a água que rompe por toda a parte. Para além da natureza e do património edificado, podemos ainda usufruir de um conjunto de unidades hoteleiras de alta qualidade. O Bom Jesus é candidato a Património Mundial da Unesco.


Dados Resumo


CATEGORIA

Monumentos

DISTRITO

Braga

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com