Metodologia
completa e rigorosa

O que é avaliado

 

“Portugal Cinco Estrelas” avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e InovaçãoAvalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.

Como é avaliado

Existem 3 fases de testes e estudos de mercado complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto | serviço | Marca.

 

1ª Fase – Comité de Avaliação
Valida as 5 características mais diferenciadoras do candidato a testar.
É constituído pela organização do Prémio, por empresas de estudos de mercado (Ipsos Apeme e Multidados), pela APPM (Ass. Portuguesa dos Profissionais de Marketing), pelo Fórum do Consumo, pela CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) e pela BoConsulting (empresa de consultoria de marketing e mentoring executivo)

 

2ª Fase – Testes de Experimentação

São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato.

  • Serviços:   Cliente mistério | Inquéritos de satisfação | Testes de conceito.
  • Produtos: Blind test em home test, laboratório de análise sensorial, canal HoReCa ou showroom.

 

3ª Fase – Avaliação Massificada

Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população dos distritos onde cada candidato está presente, com afinidade à categoria de consumo.

 

Obterá o Prémio Portugal Cinco Estrelas apenas o candidato que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria e nas regiões do país onde está presente.

1º FASE
COMITÉ DE AVALIAÇÃO
IDENTIFICA E VALIDA AS CARACTERÍSTICAS A AVALIAR NOS TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
2º FASE
TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
S
SATISFAÇÃO
Pela Experimentação
50%
P
PREÇO
QUALIDADE
10%
I
Intenção
Compra/Recomendação
10%
5 Caracteristicas Especificas do Candidato
Ponderação do críterio na classificação final
Testes idóneos junto de uma amostra de consumidores-alvo
3º FASE
AVALIAÇÃO MASSIFICADA
C
Confiança
na marca
15%
I
Inovação
15%
'
Amostra representativa da população consoante a distribuição, variando a abrangência do estudo:

PORTUGAL

(DISTRIBUIÇÃO NACIONAL)

REGIÃO / DISTRITO

(DISTRIBUIÇÃO REGIONAL)
CLASSIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA - 7/10 (COM CONCORRÊNCIA NA CATEGORIA) 8/10 (SEM CONCORRÊNCIA NA CATEGORIA)

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